A importância da experiência do usuário (UX) em aplicativos

Neste mundo altamente competitivo, é importante desenvolver um aplicativo que seja funcional para o seu negócio e para seus clientes, sempre levando em consideração a experiência do usuário, ou user experience (UX) nas plataformas móveis.

A experiência do usuário em apps móveis se tornou um ponto central, pois ela ajuda as empresas a se manterem conectadas com seus funcionários e clientes, melhorando ainda mais a produtividade, relacionamento, fortalecimento da marca, etc. Ou seja, é um aspecto que pode indicar o sucesso ou o fracasso de uma plataforma.

Trata-se do processo que o usuário realiza ao interagir com um produto ou serviço. O UX abrange também o conjunto de fatores e elementos relacionados à interação do usuário com uma página da web ou aplicativo, do qual é gerada uma percepção positiva ou negativa.

Em geral, a experiência do usuário depende de muitos fatores como design, programação, usabilidade, acessibilidade, velocidade, entre outros. Mas também depende de outros aspectos externos, como percepção, construção da marca, credibilidade, etc.

Podemos deduzir que, para alcançar a user experience ideal, devemos oferecer ao usuário um aplicativo que forneça uma experiência amigável, intuitiva, satisfatória, simples e útil. Assim, o desenvolvedor deve garantir que a UX esteja presente nas etapas de planejamento, conceito e ideia do negócio. Falhar em algum desses aspectos, pode ser o fracasso do apps.

Os smartphones oferecem acesso à informações sobre praticamente qualquer coisa, e muitos serviços são acessados por meio de aplicativos móveis. E, sem dúvida, quanto melhores forem os serviços, melhor será a experiência do usuário nos aplicativos.

Diferença entre experiência do usuário e usabilidade.

Em muitas ocasiões, os termos experiência do usuário e usabilidade são confundidos, vamos ver como eles diferem para entendê-los melhor:

Usabilidade: É a facilidade com que as pessoas podem usar uma determinada ferramenta ou qualquer outro objeto de fabricação humana para atingir um objetivo específico.

Experiência do usuário (UX): Conjunto de fatores e elementos relacionados à interação do usuário com um determinado ambiente ou dispositivo, cujo resultado é a geração de uma percepção positiva ou negativa do referido serviço, produto ou dispositivo.

Assim, entende-se que a experiência do usuário e a usabilidade não são o mesmo conceito, pois a usabilidade de uma interface gráfica refere-se à facilidade com que os usuários podem usar o aplicativo para realizar uma ação. Ou seja, ela é mais um fator no processo completo de experiência do usuário.

O mais comum é que a maioria dos aplicativos sejam de fácil utilização e gerem uma ótima experiência do usuário. Mas também podemos encontrar aplicações para smartphones que são úteis, mas não geram uma boa experiência do usuário. 

O mais difícil é encontrar apps que não sejam funcionais e gerem boas experiências para o usuário. Se o usuário não encontrar o que procura, ou se tiver muita dificuldade em usar o software, ele o abandonará rapidamente e não voltará. Isso porque a experiência do usuário não terá sido das melhores.

O que a UX deve considerar no desenvolvimento de aplicativos?

Os aplicativos móveis são hoje um elemento-chave dos smartphones, pois podem transformar o estilo de vida dos usuários, revolucionar os negócios e promover diferentes setores, como varejo, saúde, finanças ou educação.

Para todo programador e desenvolvedor de aplicativos móveis, a experiência do usuário passa a ser o ponto de partida a partir do qual deve ser projetado qualquer aplicativo que busque se consolidar na mente dos consumidores.

Um ponto chave para melhorar a experiência do usuário é a simplicidade. Os aplicativos devem ter funcionalidades, úteis e fáceis de usar, portanto os processos devem ser reduzidos ao mínimo e deixar poucos toques para executar uma ação. Sem esquecer que dentro desse contexto, a interação também estará baseada no design e estética, bem como outros elementos que envolvem acessibilidade, desempenho ou usabilidade.

A UX é baseada na conexão que ocorre entre o usuário e o aplicativo. Se lhe for útil, esse cliente recomendará para seus círculos de amizades e contatos, transformando uma experiência positiva numa ótima ferramenta de marketing e posicionamento de marca.

Apps4Business privilegia UX em seus aplicativos 

Desenvolvendo aplicativos para smarthphones como foco na praticidade e produtividade, a Apps4Business conta com especialistas em tecnologia e inovação com mais de 30 anos de experiência.

As plataformas mobile apresentam soluções tecnológicas customizáveis, intuitivas e com excelente usabilidade. uma interface de fácil utilização. Tudo com uma robusta engenharia de sistemas, evitando que o software apresente falhas.

Compatíveis tanto com o sistema Apple iOS, ou Google Android, os aplicativos podem ser integrados com sistemas de gestão e bancos de dados já existentes na companhia. Inove com a Apps4Business e surpreenda seus clientes e usuários. Fale com a nossa equipe.

CONTATO

+ 55 51 4061.8822

comercial@apps4business.com.br

Av. Carlos Gomes, 700 Sala 1111 – Bairro Auxiliadora, Porto Alegre/RS CEP: 94800-000

+ 55 51 4061.8822

comercial@apps4business.com.br

Av. Carlos Gomes, 700 Sala 1111 – Bairro Auxiliadora, Porto Alegre/RS CEP: 94800-000

SIGA NOSSAS
REDES SOCIAIS

FALE COM A
NOSSA EQUIPE
PELO WHATSAPP

SIGA NOSSAS
REDES SOCIAIS

FALE COM A
NOSSA EQUIPE
PELO WHATSAPP