Como fidelizar usuários no seu app

Um dos grandes perigos que ameaçam muitos aplicativos é cair em desuso logo depois de seu surgimento. Obter downloads para um app é um desafio, mas fazer o usuário usá-lo pode ser ainda mais difícil.

Isso porque, de acordo com análises, depois de baixar um aplicativo, a maioria dos usuários não retorna a ele, nem mesmo no dia seguinte. Na verdade, menos de 25% dos usuários retornam a um aplicativo no dia seguinte ao download, proporção que cai para 10% na semana seguinte.

Mas como melhorar a fidelização de usuários para seu aplicativo?

Todos os dias, novos aplicativos de todos os setores de negócios são criados, e isso significa que mais concorrentes entrarão em cena. Assim, é preciso pensar em diversos aspectos que mantenham o seu app no topo, não só em termos de visibilidade, mas também oferecendo um produto robusto e confiável, e se comunicando com os usuários para conhecer suas necessidades, que evoluem e mudam de um dia para o outro.

Portanto, hoje vamos falar sobre alguns dos aspectos que devemos levar em conta na hora de reter usuários e fazê-los retornar ao aplicativo a ponto de fidelizar. Confira:

Inspire confiança desde o primeiro passo – As boas-vindas do app é o seu cartão de visita. Assim, é preciso cuidar bem do design e pedir ao usuário os dados essenciais para trabalhar sua fidelidade mas, ao mesmo tempo, gerar confiança e, acima de tudo, oferecer fortes motivos para voltar ao app novamente.

Usabilidade e utilidade – É fundamental que o usuário tenha uma boa experiência de uso ao acessar o aplicativo, com simplicidade e poucos passos, comparável aos aplicativos com os quais está familiarizado, e que sua utilidade seja clara e precisa.

Incentive a interação – Por exemplo, uma opção de deixar comentários no aplicativo. Assim se conquista dois objetivos. Ou seja, se os comentários forem positivos, eles incentivarão outros clientes a usarem o app. Além disso, com a manifestação dos usuários, é possível saber em primeira mão o que os clientes precisam, do que eles gostam e no que se pode melhorar.

Notificações push – É o canal direto entre o aplicativo e o usuário, a primeira ferramenta de fidelidade eficaz que podemos usar para persuadi-lo do valor da funcionalidade ou serviço que estamos oferecendo. É a maneira mais fácil e econômica de gerar uso recorrente do aplicativo após o download.

Comunicação multicanal – Mas as notificações push não são eficazes isoladamente. A estratégia de comunicação com o cliente ou usuário deve ser apoiada por todos os canais para mantê-los envolvidos. Por exemplo, mensagens integradas no próprio app como notícias ou novidades, redes sociais, newsletter, entre outras possibilidades que gerem a recorrência das visitas.

Personalização de mensagens – Os usuários de aplicativos valorizam muito a personalização. Então, personalize a experiência do cliente usando os dados disponíveis sobre ele para fornecer um conteúdo relevante no aplicativo. Por exemplo, incluindo seu nome em mensagens e oferecendo notificações push com conteúdo baseado em seus interesses pessoais.

Atualizações – Se o aplicativo for funcional e renovar seu conteúdo, também conquistará maior fidelidade dos usuários. No entanto, é importante que se comunique de forma adequada, desde a descrição no Google Play ou na App Store, até as notificações.

É essencial que todos os pontos anteriores comecem com estatísticas claras. Tanto para identificar os usuários ou clientes que estão começando a ficar menos ativos no app, visando recuperá-los, quanto para integrar dados do aplicativo para ter uma visão mais clara de cada cliente, entendendo as melhores maneiras de retê-lo.

A aposta para conseguir o download do aplicativo continua crescendo em todos os projetos, mas é inútil se o usuário não acabar usando o aplicativo de forma contínua. A retenção e a lealdade devem ser uma prioridade em qualquer projeto de sucesso. O objetivo de um aplicativo móvel não é conseguir muitos downloads, mas fazer com que os usuários o utilizem e se tornem clientes fiéis do seu negócio.

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