Dicas para empresas que querem desenvolver um app

Com toda a tecnologia disponível hoje, há infinitas oportunidades de desenvolver um negócio apoiado por um aplicativo. É claro que nesse sentido, há uma série de aspectos que necessitam de uma minuciosa avaliação para que a ferramenta seja eficiente. E isso envolve principalmente o uso que lhe será dado e as necessidades que deve cobrir para os usuários. 

No entanto, além dessas decisões, você deve ter algumas ideias claras ao considerar o desenvolvimento de um aplicativo como modelo de negócios. Confira algumas dicas para empresas que querem desenvolver um app.

Análise de mercado

É sem dúvida o passo mais importante antes de iniciar o desenvolvimento do seu novo negócio. Você terá que identificar a concorrência, como os serviços são oferecidos e quais os “gargalos” que eles cobrem para terem sucesso.

Não se trata de copiar um negócio, mas sim poder se inspirar no que outros aplicativos fazem e, assim, oferecer uma funcionalidade que você percebe em falta no mercado. Com uma análise, você também poderá detectar novas oportunidades, saber como é o seu público, as necessidades que ele tem.

No entanto, é fundamental compreender claramente qual é o seu público-alvo. E não apenas de sua empresa ou marca, mas também do aplicativo. Isso porque talvez nem todos os clientes de sua empresa sejam os usuários de seu aplicativo, a menos que seu negócio seja baseado exclusivamente nele.

Você também deve ter um bom mapa de stakeholders. Por exemplo, no caso de um aplicativo para operadora de saúde, há diversos públicos interessados, como clientes, médicos, equipes administrativas, etc. Ou seja, a aquisição de clientes é tão vital para o seu negócio como a de pessoas ou empresas que interagem com a sua companhia. 

Ter esse mapeamento de stakeholders pode ajudá-lo a entrar em contato com fornecedores, investidores e outras partes interessadas que ajudam a promover seu negócio.

Monetizar

Às vezes, desenvolver um aplicativo pode parecer um projeto complicado e caro. Mas, como falamos no início, existem diferentes opções e tipos de aplicativos. Cada um deles tem suas próprias vantagens e desvantagens e a escolha de um ou outro depende dos objetivos e da análise de mercado que você faz.

No entanto, também é importante considerar o retorno do investimento (ROI). A monetização de um aplicativo não precisa significar exatamente um retorno financeiro, os benefícios promovidos pela plataforma podem não ser puramente econômicos.

Os aplicativos móveis podem servir para agregar valor ao seu negócio por meio da fidelidade aos consumidores, por exemplo. Também podem ser usados para obter dados melhores e mais precisos sobre hábitos de consumo do seu público, o que permite oferecer melhores produtos e serviços.

Plano de marketing

Sem um bom plano de marketing, seu aplicativo pode não ser tão eficaz quanto você espera. Milhares de aplicativos surgem todos os dias, e com a pandemia essa tendência aumentou. É por isso que você precisa se diferenciar e se posicionar bem desde o início. Conhecer seu público-alvo e suas necessidades pode ajudá-lo a fazer exatamente isso.

Se você está claro sobre as necessidades dos seus usuários e como seu aplicativo pode atendê-las, você terá metade do caminho. A partir daqui, basta encontrar as melhores ações de marketing para que conheçam a sua plataforma. Na verdade, as opções são infinitas para convencer os consumidores a baixar e usar seu aplicativo.

Encontre uma empresa de desenvolvimento de aplicativos

Ter uma equipe profissional especializada em desenvolvimento de aplicativos é um grande diferencial para o seu negócio. 

Uma das grandes vantagens é a possibilidade de ter várias pessoas experientes atuando no seu projeto, como no caso da Apps4Business.

Uma empresa especializada em desenvolvimento de aplicativos não terá um único programador, mas uma equipe que cuida de todas as suas necessidades. Além disso, você pode contar com diversos especialistas em inovação e diferentes tecnologias.

Com a Apps4Business, a experiência da equipe será maior, e também a capacidade de solucionar os contratempos que você possa encontrar durante o desenvolvimento do seu aplicativo.

Uma empresa que desenvolve apps para smartphones, como a Apps4Business, pode oferecer uma consultoria que ajudará a criar o aplicativo mais adequado levando em consideração os seus objetivos e necessidades. Entre em contato com nosso time e saiba mais.

CONTATO

+ 55 51 4061.8822

comercial@apps4business.com.br

Av. Carlos Gomes, 700 Sala 1111 – Bairro Auxiliadora, Porto Alegre/RS CEP: 94800-000

+ 55 51 4061.8822

comercial@apps4business.com.br

Av. Carlos Gomes, 700 Sala 1111 – Bairro Auxiliadora, Porto Alegre/RS CEP: 94800-000

SIGA NOSSAS
REDES SOCIAIS

FALE COM A
NOSSA EQUIPE
PELO WHATSAPP

SIGA NOSSAS
REDES SOCIAIS

FALE COM A
NOSSA EQUIPE
PELO WHATSAPP