É preciso atualizar um app?

Depois de já ter seu aplicativo no Google Play ou App Store, parece que você nunca mais terá que se preocupar com o app. Porém, na verdade esse foi o primeiro grande passo. Lançar o aplicativo é apenas o começo, após sua primeira versão, a ideia é realizar sua atualização.

Ter um aplicativo para smartphone no mercado é como comprar um carro. Quando se investe em um veículo, é necessário fazer certas revisões e manutenção. Troca de pneus, troca de óleo, etc. Se resolvemos não fazer esses serviços, é possível que a vida útil do automóvel seja muito reduzida.

É uma situação parecida ao que acontece com os aplicativos móveis, porém, com uma velocidade um tanto mais acelerada. Se o app da sua marca ou empresa não se adaptar às constantes mudanças que o mercado promove, as consequências podem não ser as melhores.

Entenda porque o aplicativo da sua empresa deve ser atualizado e quais benefícios essa atualização proporciona.

Corrigir erros

O primeiro motivo é possivelmente o mais importante. O mundo das tecnologias para smartphones é bastante complexo devido ao grande número de dispositivos e sistemas existentes. Criar um aplicativo sem entrar em conflito com novas ferramentas é tarefa praticamente impossível.

Até mesmo as maiores companhias têm pequenos bugs em seus aplicativos. E como era de se imaginar, o que podemos fazer é minimizar todos esses erros, monitorá-los e corrigi-los o mais rápido possível.

Com o tempo, novos dispositivos, novos sistemas e, com eles, novos bugs irão aparecer. A correção de erros é importante em qualquer software, mas especialmente em aplicativos móveis onde os usuários não têm muita tolerância para falhas.

Não é importante apenas para a experiência do usuário, mas também para as classificações de seu aplicativo. Assim que houver um erro em um aplicativo, as pontuações são negativas.

Novo design

Novas versões de sistemas operacionais a cada ano mudam o design com muita frequência.

Por sua vez, os aplicativos móveis seguem uma filosofia que os obriga a se manterem atualizados com seu design. A ideia é de que as plataformas precisam ser integradas ao sistema, precisam se fundir, parece fazer parte dele.

Algo que não acontece com a web, por exemplo. Existem certas tendências de design que mudam com o tempo, mas há muito mais liberdade ao projetar um site.

No entanto, essa atualização do app em design oferecerá ao usuário  um aplicativo elegante e moderno. Certamente, se você tem um aplicativo móvel, está procurando esses últimos adjetivos.

Ampliar o aplicativo

Se há um recurso que torna o software poderoso, é que ele pode ser atualizado e, portanto, pode ser melhorado com o tempo.

Quando construímos um edifício, por exemplo, devemos ter em mente que a estrutura provavelmente deverá durar muito tempo. Você não pode construir um prédio de 5 andares e, no ano seguinte, pensar em adicionar mais 20 andares. 

Isso não acontece com os apps. Pelo contrário, geralmente começa com versões básicas e pouco a pouco algo mais completo é construído. Um trabalho que traz muito da filosofia do Lean Startup.

Com os sistemas operacionais móveis de hoje, essa função de atualizar um aplicativo é incrivelmente simples. Com o simples toque de um botão, ou mesmo com atualizações automáticas, o usuário pode ter a nova versão do aplicativo em apenas alguns segundos.

Essa facilidade de atualização significa que os aplicativos móveis podem se atualizar a cada mês e tentar coisas novas para melhorar. Afinal, a única maneira de melhorar algo é aplicando novas mudanças.

Fidelizar usuários

Tanto o Google Play quanto a App Store têm sistemas de classificação. Neles, os usuários podem dar feedback e avaliar aplicativos.

Os usuários aproveitam as opiniões para dizer o que gostariam de ver ou quais aspectos não gostam. Obviamente, nem todas as solicitações podem ser atendidas, mas quando muitos usuários concordam em uma opinião, isso significa que há uma tendência geral. Desta forma, podemos aproveitar essas informações e realizar seus desejos.

Você pode imaginar como um usuário se sentirá ao ver que sua opinião foi levada em consideração? Com certeza você tem a sensação de ser ouvido e de certa forma um certo sentimento de pertencer ao projeto. Um certo efeito de participar da criação.

Saiba mais sobre atualização de aplicativos com a Apps4Business

Obviamente, nem todos os aplicativos precisam ser atualizados com a mesma frequência. Um aplicativo simples não é o mesmo que um aplicativo complexo com uma infinidade de opções.

Um aplicativo com muitas funcionalidades estará mais sujeito a erros e mudanças. Portanto, é normal que ele tenha uma taxa de atualização mais alta do que um aplicativo simples.

Para saber mais sobre as tecnologias móveis, entre em contato com o time de especialistas da Apps4Business. São profissionais com mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de plataformas inovadoras para smartphones.

São ferramentas de fácil utilização, intuitivas e funcionais, que oferecem ao seu cliente uma experiência única com a sua marca. Tudo desenvolvido com uma robusta engenharia de sistemas que evita falhas nos softwares. Fale com nossa equipe e saiba mais.

CONTATO

+ 55 51 4061.8822

comercial@apps4business.com.br

Av. Carlos Gomes, 700 Sala 1111 – Bairro Auxiliadora, Porto Alegre/RS CEP: 94800-000

+ 55 51 4061.8822

comercial@apps4business.com.br

Av. Carlos Gomes, 700 Sala 1111 – Bairro Auxiliadora, Porto Alegre/RS CEP: 94800-000

SIGA NOSSAS
REDES SOCIAIS

FALE COM A
NOSSA EQUIPE
PELO WHATSAPP

SIGA NOSSAS
REDES SOCIAIS

FALE COM A
NOSSA EQUIPE
PELO WHATSAPP