Perguntas para fazer antes de desenvolver seu app

Hoje, o desenvolvimento de aplicativos se multiplicou entre empreendedores e  empresas de diversos segmentos. Esta tecnologia é uma tendência entre os consumidores que não para de crescer. Qualquer compra, consulta ou mesmo tempo de lazer começa e passa pelo smartphone e, especificamente, por um ‘app’.

Por esta razão, é muito produtivo responder algumas das perguntas essenciais antes de começar a desenvolver um aplicativo para o seu negócio. Confira:

Qual é o argumento (elevator pitch) do seu aplicativo?

Você deve ser capaz de definir o que é o aplicativo, o que ele faz e por que será útil em menos de 30 segundos. Pense que você deve ser conciso e oferecer informações que encorajem o público a se interessar pelo app imediatamente. 

Como você vai monetizar seu aplicativo?

O investimento que é feito sobre a ferramenta pode ser devolvido de várias maneiras, e não somente econômicas. Por exemplo, clientes fidelizados, oferecendo valor agregado, obter mais dados do consumidor para oferecer serviços.

Na verdade, há muitas maneiras de monetizar um aplicativo. A equipe técnica responsável pelo desenvolvimento da plataforma poderá ajudar a encontrar o melhor. Você pode cobrar ao fazer o download, oferecer pagamentos dentro do aplicativo, compras internas, etc.

Quando você deseja que o aplicativo esteja pronto?

Sem dúvida mais uma questão importante que vai depender do orçamento e do próprio desenvolvimento do seu aplicativo. É importante definir o prazo e, claro, ter uma margem de atraso para testes de desempenho.

Quais benefícios o aplicativo oferecerá?

Milhares de aplicativos são desenvolvidos todos os dias. O seu é mais um e para que não desapareça logo após o lançamento, você deve ter claro o benefício direto que ele oferece. E essas vantagens da aplicação devem constar nas estratégias de marketing.

Qual é o seu orçamento para desenvolver a plataforma?

Você não pode embarcar em um projeto, como o desenvolvimento de aplicativos, sem ter claramente qual é o orçamento. Nesse sentido, um plano de negócios pode detalhar os diferentes itens necessários para elaboração do app.

Como se planeja conseguir que os usuários façam downloads do aplicativo?

É preciso definir como será o processo de obtenção de usuários e downloads. O aplicativo será alimentado pelos clientes e, se você não obtê-los, a plataforma terá pouco sucesso. Portanto é fundamental planejar como será a aquisição dos usuários.

Você tem um mapa de partes interessadas definido?

Tão importante é a aquisição de clientes quanto o restante das pessoas ou empresas que podem interagir com seu aplicativo. Fornecedores, investidores etc. Defina este mapa para ter clareza sobre como tirar proveito de cada um desses mecanismos potenciais de seu aplicativo.

Qual é o objetivo do seu aplicativo?

Um dos fatores mais importantes é ter clareza sobre o objetivo antes de iniciar o desenvolvimento do aplicativo. A proposta da ferramenta pode circular por várias esferas, como fidelidade e atrair clientes, nova linha de negócios, ajudar os colaboradores, entre outros.

Quem são os concorrentes?

Não só a concorrência é saudável, mas também serve de inspiração para qualquer negócio. Por esta razão, é interessante procurar por todos os tipos de negócios que sejam semelhantes e também ofereçam funcionalidades ou serviços parecidos.

Qual é o plano de marketing?

Um aplicativo sem um plano de marketing dificilmente irá prosperar. Milhares de aplicativos são lançados todos os dias e, portanto, é necessário ter uma estratégia que permita se diferenciar e ter visibilidade do público. E isso pode acontecer através de diversos recursos, como influenciadores, email marketing, SEO, web tráfego, redes sociais, promoções e muitas outras opções.

Quais são as necessidades do público-alvo?

Se você vai criar um aplicativo, é porque deseja solucionar uma necessidade. Assim, é importante conhecer o público-alvo. É preciso saber quais são os pontos fracos, interesses e necessidades, elaborando um serviço quase sob medida para esses usuários.

Como será o lançamento?

Depois de passar por esse processo de desenvolvimento de aplicativo, você terá que pensar no lançamento. Em quais canais você vai contar a novidade? Que tipo de site seu aplicativo terá? Como será a apresentação?

São diversas questões para se levar em conta antes de começar a criar um aplicativo exclusivo para o seu negócio.Por isso, contar com uma empresa que tenha ampla expertise em inovação e tecnologia, como a Apps4Business, é uma ótima escolha.

Apps4Business sabe como ajudar no desenvolvimento do app

A Apps4Business desenvolve sistemas exclusivos para atender as necessidades de cada negócio, otimizando processos, produtividade e gerando mais oportunidades de ótimos resultados.

São aplicativos customizados, fáceis de usar, com uma interface intuitiva e que promovem uma excelente experiência ao usuário. Os projetos contam com uma robusta engenharia de sistema, evitando falhas na plataforma.

Compatíveis com o sistema  Apple iOS e Google Android, podem ser integrados com sistemas de gestão e bases de dados já em uso pela sua empresa.

Encontre as melhores soluções em tecnologia mobile para seu negócio. Fale com a Apps4Business e surpreenda-se.

CONTATO

+ 55 51 4061.8822

comercial@apps4business.com.br

Av. Carlos Gomes, 700 Sala 1111 – Bairro Auxiliadora, Porto Alegre/RS CEP: 94800-000

+ 55 51 4061.8822

comercial@apps4business.com.br

Av. Carlos Gomes, 700 Sala 1111 – Bairro Auxiliadora, Porto Alegre/RS CEP: 94800-000

SIGA NOSSAS
REDES SOCIAIS

FALE COM A
NOSSA EQUIPE
PELO WHATSAPP

SIGA NOSSAS
REDES SOCIAIS

FALE COM A
NOSSA EQUIPE
PELO WHATSAPP